O GÊNIO PERDIDO DO FUTEBOL

Hoje faz 24 anos da morte daquele que foi considerado a maior promessa da história do Manchester United e a próxima lenda do futebol mundial. Um extremo pela banda direita que foi chamado a ser a verdadeira estrela da geração conhecida como "A Turma de 92", acima de Paul Scholes, David Beckham, Ryan Giggs, Nicky Butt e os irmãos Neville Gary e Phil. O nome dele era Adrian Doherty.

Nascido em 1973 em Strabane, Irlanda do Norte, Adrian imediatamente destacou-se no Moorfield Boys, uma equipe local treinada pelo escocês Celtic Matt Bradley, que o descreveu como "o maior talento num campo de futebol desde George Best. " Torcedor do Manchester United, Bradley convenceu o treinador Sir Alex Ferguson a enviar um olheiro do clube para ver Doherty jogar. 10 minutos depois de observá-lo, eles decidiram contratá-lo.
O jovem era rápido, forte, técnico, negociante e com grande visão de campo. Resumindo, um superdotado. Como resultado, tornou-se o segundo jogador a assinar um contrato profissional com o clube Mancuniano aos 16 anos, após Duncan Edwards.
3 de março de 1991 era a data da sua estreia com a primeira equipe. Mas a 10 dias de tal acontecimento, sofreu uma ruptura do menisco e do ligamento cruzado anterior no joelho direito.

Naquele momento, pensou-se que era apenas uma entorse, então logo voltou a jogar com o time juvenil, mas a lesão foi tão grave que acabou recaindo.
Assim se passou um ano, até que finalmente foi feita uma cirurgia, seguida por vários meses de reabilitação, com os quais, no entanto, não conseguiu recuperar o seu nível.
Vendo que sua grande promessa não tinha o desempenho de antigamente, os Mancunianos decidiram não renovar seu contrato, que expirou em 1993. O Derry City de sua terra natal o procurou, mas após 4 jogos o garoto decidiu pendurar as botas para sempre, pois nas suas próprias palavras ele não se divertia mais brincando e a dor no joelho prevalecia durante os jogos.

No ano 2000 ele foi trabalhar na Holanda. Um dia, enquanto tentava apanhar o comboio que o levava para o trabalho, escorregou e caiu num canal, sofrendo graves lesões cerebrais que causaram a sua morte em 9 de junho, um dia antes do seu 27o aniversário.
Assim, enquanto seus ex-colegas alcançavam sua sexta Premier League em sete anos, o outrora prodígio falecia no mais completo anonimato.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Carlos Vilanculo é o novo presidente

Como era a sua relação com o empresário Yassin Amuji?

EM VILANKULO PROFISSIONAIS DA SAÚDE PARALISAM ATIVIDADES